sábado, 31 de dezembro de 2011

7 lições para auto motivação

Para escrever esta matéria eu me inspirei numa entrevista concedida à revista Veja por Mara Gabrilli. Quando o assunto é motivação, não existe falta de material para estudarmos, mas nunca é demais aprendermos com outras pessoas esta arte. Cada pessoa tem formas diferentes de se motivar. Certo dia eu estava conversando com minha mãe, que é psicopedagoga, sobre como conseguir fazer os alunos se motivarem por aquilo que é moralmente correto. Simplesmente parece que o ensinamento de moral para eles entra por um lado da cabeça e sai pelo outro. Então ela me disse que os alunos sempre guardam o ensinamento, mesmo que no subconsciente, o que poderá fazê-lo lembrar-se mais tarde do mesmo.

Depois de perceber que o aluno sempre guarda o ensinamento mesmo de forma inconsciente, a questão que fica é: quando que ele terá o ensino de moral relembrado em sua memória? Tenho visto que a resposta quase sempre é: sempre quando for tarde demais – quando alguma coisa errada estiver feita, e ele conseguir parar para pensar nas conseqüências de seus atos. Isso é um problema, pois não podemos ter pessoas que apenas façam o que é certo, ou que se motive para tal, quando algo de errado acontecer. Mas infelizmente o homem quase nunca aprende com erros dos outros – ele precisa passar por seu próprio erro, ou experimentar algo ruim que o faça refletir em assuntos antes ignorados e reprimidos.

Esse foi o caso de Mara Gabrilli, vereadora paulistana e tetraplégica há 16 anos (imagem acima). Sua entrevista para a revista Veja mostra o fato cotidiano da maioria das pessoas pós-modernas – o de não prestar atenção em assuntos importantes para a vida, mas que não lhes interessa no momento. Gabrilli, como disse na entrevista, foi prestar atenção em vários fatores de sua vida, como a ansiedade, apenas depois que ficou tetraplégica. Com o exemplo dela, de superação e lição de vida, quero tirar 7 lições para auto motivação:

1ª Lição – RECONHECIMENTO

É muito importante como primeiro passo para a motivação a pessoa reconhecer o estado em que se encontra. Gabrilli reconheceu que estava tetraplégica, sabia que não tinha mais volta e encarou os fatos como eram. Obviamente sofreu, mas não desistiu. Veja nesta parte da entrevista:

Reconheça em qual estado que você está antes de poder caminhar, pois quando se sabe onde está, poderá direcionar melhor para onde se vai. Conheça seus problemas, falhas, para melhorá-los. Aprenda onde cada um destes problemas podem te ajudar, mesmo que aparentemente sejam uma desgraça.

2ª Lição – FAÇA PLANOS E TOME ATITUDES

Não adianta nada saber sua condição atual, de desespero e problemas, caso não queira fazer algo para mudar isso. Tudo pode mudar – uma das constantes da vida é a mudança (leia mais em “Como não ser um analfabeto social“). Portanto você tem o direito de escolher mudar. Mas para isso também deve fazer planos, conhecer inovações para a solução de seus problemas. Conheça pessoas que já passaram pela mesma situação, saiba pesquisar, busca alternativas. Veja este trecho da entrevista:

3ª Lição – REEDUCAÇÃO

Reeducar-se é uma arte. É mais difícil do que construir hábitos – é preciso reconstruí-los ou, muitas vezes, inventá-los. Gostei do que Gabrilli disse nesta parte da entrevista, que coloquei na íntegra:

4ª Lição – LIMITES

Reconhecer limites é extremamente importante para o homem pós-moderno e a sociedade. Passamos anos ensinando as crianças a terem limites, mas nós mesmos acabamos não reconhecendo muitas vezes nossos limites ou, pior ainda, não reconhecemos os limites dos outros e acabamos abusando deles. Leia este trecho da entrevista:

5ª Lição – INDEPENDÊNCIA

A independência é um fator primordial no livre-arbítrio do ser humano. Podemos fazer escolhas porque somos independentes – no sentido de escolhas. Portanto não precisa se preocupar com preconceito ou discriminação – isso sempre existirá, mas esteja preparado para lidar com cada uma dessas atitudes. Veja o que Gabrilli diz sobre isso:

6ª Lição – INTERDEPENDÊNCIA

Da mesma forma que você é independente para fazer escolhas, também é interdependente porque vive numa sociedade. Saber viver com pessoas, conhecê-las e poder confiar nelas faz parte do viver humano e deve ser cultivado e aprendido durante toda a vida. Leia o que Gabrilli diz:

7ª Lição – SONHAR

A motivação está intimamente ligada com o sonho. Você precisa sonhar alto, desejar melhorar a cada dia e fazê-lo nunca em detrimento do seu próximo, da sociedade ou de princípios. Mesmo que pareça que seus sonhos estejam travados por problemas, não os deixe limitá-los, mas faça isso sempre com o uso do bom senso. Gabrilli diz:

Conclusão

Quando leio estas histórias de pessoas motivadas mesmo com tantas dificuldades que não possuo, sinto-me constrangido a tomar alguma atitude em virtude daquilo que posso fazer. Temos que aprender com estes grandes exemplos. Eu poderia acrescentar uma lição extra que sempre tiro de grandes homens que venceram na vida: a ajuda do alto (e não auto ajuda). Creio que, como cristão, posso desenvolver minha fé para aprender mais do meu Deus. Mas independente de sua religião, desenvolva a fé – que é uma virtude dos vencedores.


Postado em 10/05/2010 por Elber Rizziolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário