terça-feira, 27 de março de 2012

Qual o caminho para se chegar aos cargos executivos?


"Eu tenho 20 anos de experiência e passei por nove diferentes empresas nestes anos, fora pequenos negócios, e nestas experiências conheci a história de diversos profissionais, e como chegaram às posições de liderança nas empresas.

Então, gostaria de compartilhar a minha avaliação sobre os caminhos traçados por esses mais diversos profissionais para se chegar aos primeiros níveis de cargos executivos (gerentes seniores e superintendentes), em termos de salário acima de dois dígitos.

Não existem formulas infalíveis, nem verdades absolutas, a idéia é compartilhar experiências e opiniões.

Observei nos meus anos de experiência que existem basicamente dois caminhos para se chegar aos cargos executivos, seguir uma carreira dentro de uma empresa ou fazer uma carreira de projetos, que duram em media 2,5 anos (porque 2,5 anos?*).

No primeiro caso, ou seja, fazer uma “carreira dentro de uma empresa”, pode ser o caminho mais longo, mas com certeza, o menos arriscado, este caminho é possível em grandes empresas e as principais orientações são:

Politicagem é mais importante do que Competência técnica, falar o que as pessoas querem ouvir já é meio caminho andado e respeitar a hierarquia fecha o script;

Postura e estabilidade completam. Buscar estar sempre do lado da solução do problema, ter uma abordagem positiva, pois ninguém gosta de quem só enxerga os problemas, fazer boas entregas também faz parte do sucesso, mas não fazer nenhuma besteira pode garantir uma imagem de funcionário estável e confiável.

No segundo caso, fazer uma “carreira de projetos”, com certeza envolve riscos maiores, e as principais orientações são:

Networking é mais importante do que Politicagem, conhecer pessoas e ser conhecido profissionalmente, ou seja, pelas suas competências, não adianta nada ter determinada capacidade se ninguém souber;

Competência técnica, projetos estáveis ou de sucesso, você precisa de cases que te referenciem para próximas oportunidades, por isso é importante se dedicar ao máximo nos projetos atuais;

Boa formação, faculdades de primeira linha abrem portas e uma ou duas línguas completam o currículo.

* Por que 2,5 anos é o ideal ?. Porque é o tempo necessário para a conclusão de projetos e realização de boas entregas e fica entre o bônus da empresa atual e da futura, ou seja, você não perde participações em lucros.

Existe uma terceira opção, que seria mesclar as duas anteriores, que em minha opinião é a melhor escolha.

Não obstante, acho que o mais importante é viver bem a vida, fazer o que se gosta e ter habilidade para se destacar, e tudo isso não está necessariamente ligado ao sucesso profissional.Conheci pessoas extremamente bem sucedidas e infelizes e outras que não ascenderam profissionalmente ou em seus negócios e tiveram uma vida muito boa, e neste caso cito meu avô que viveu muito feliz em uma pequena propriedade rural sem ambições.

Espero que tenham gostado. E você, qual caminho está seguindo?

Boa sorte a todos!

Arnaldo Palma
http://www.televendasecobranca.com.br/gestao/qual-o-caminho-para-se-chegar-aos-cargos-executivos/"

Nenhum comentário:

Postar um comentário