sábado, 31 de março de 2012

Temperamentos x Liderança

É necessário entender porque se apresentam comportamentos totalmente diferenciados em cada ocasião.

A Psicologia tem estudado o comportamento humano e tentado compreendê-lo para auxiliar o autoconhecimento.

Muitas teorias tem se sucedido, muitas vezes se completando, outras vezes eliminando crenças tidas como verdades até então.

Hoje é aceito o conceito de que há uma parte da personalidade humana que é genética, ou seja, já nasce conosco e outra parte é moldada a partir de nossa interação com o meio em que vivemos por meio de nossas experiências de vida, relacionamentos e traumas.

A teoria dos Temperamentos, então, trata da parte genética da nossa personalidade.

Existem 4 tipos de temperamentos, que interferem na maneira das pessoas agirem e reagirem nos seus relacionamentos e acontecimentos de um modo geral.

Conhecer nosso próprio temperamento é fundamental para que possamos buscar uma canalização positiva de nossas atitudes advindas do temperamento e o fortalecimento das nossas qualidades, fortalecendo nossas competências impulsionadoras. Em contrapartida, ainda salientamos a importância de analisar os pontos a serem melhorados, para trabalharmos nossas competências restritivas.

A intenção aqui é abordar algumas características a fim de nortear alguns aspectos dos temperamentos, para facilitar o entendimento e, consequentemente, a abordagem mais apropriada e assertiva de comunicação para com as demais pessoas, em se tratando de liderança.

Obviamente, não existe temperamento melhor ou pior, mas sim diferentes. O que vale salientar ainda é a habilidade de saber identificar essas características nas pessoas (e em si próprio, principalmente).

Longe de querer "enquadrar" as pessoas em determinadas denominações, o objetivo aqui é dar uma explanação geral sobre conceitos e história dos temperamentos.

A palavra temperamento deriva do latim ‘temperamentum’, que significa ‘uma mistura de proporções’. Pode-se dizer que, em essência, temperamento é um estilo pessoal inerente, uma predisposição que forma a base de nossas tendências naturais: pensar, sentir, desejar e agir.

De acordo com as definições do psicólogo californiano David Keirsey, temperamento são nossas inclinações, diferente de caráter, que são nossos hábitos.

O filósofo Hipócrates (460 – 370 a.C.) foi o primeiro a abordar o estudo dos temperamentos, onde o mesmo foi enriquecido, posteriormente, pelo médico romano Galeano. Nesta etapa, Galeano denominou os quatro tipos de temperamentos como: sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico. Cada um deles possui pontos fortes e pontos a serem melhorados, onde constantemente, há a identificação de mais que um por pessoa, mas um deles sendo o dominante, ou primário.
A seguir, os quatro tipos de temperamentos onde, certamente você se identificará (bem como as pessoas que você conhece):

Temperamento Sanguíneo
Qualidades– Comunicativo, eufórico, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.
O sanguíneo é aquele que fala antes de pensar. É uma pessoa jovial, com seu espírito descontraído e com seu encanto pode ser, com toda a razão, chamado de o temperamento que "aproveita" a vida. Ele tem uma personalidade calorosa, vivaz e, corretamente, às vezes o chamam de "alma da festa". É o tipo de pessoa que costumamos encontrar que em qualquer reunião toma conta das conversas. Se há um grupo de pessoas reunidas e rindo, com certeza tem um sanguíneo falando.
Pontos a serem Melhorados– Fraco de ânimo, volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.
O sanguíneo é aquele que se ira com facilidade e pega logo fogo; é impulsivo. O termo é relativo ao sangue, que tem ou parece ter aumento da massa sanguínea (dic. Aurélio). É emocionalmente instável.

Temperamento Colérico
Qualidades– Enérgico, visionário, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.
A principal qualidade do colérico é à força de vontade, que faz dele uma pessoal enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo.
Também é extrovertido, e provavelmente, é o que mais produz; isso lhe dá o direito de ser chamado o temperamento mais ativo. Ele é auto-confiante e possui vontade forte. É o tipo de pessoa que resolve as coisas, que transforma idéias em fatos reais. Toma atitude definida diante dos problemas.
Pontos a serem Melhorados– Iracundo, sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.
O nome colérico vem de cólera, que é o impulso violento contra o que nos ofende, fere ou indigna, ira. O colérico é propenso à cólera, cheio de cólera, irado, atacado de cólera (dic. Aurélio).

Temperamento Melancólico
Qualidades– Habilidoso, talentoso, minucioso, analítico, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado e autodisciplinado.
Pontos a serem Melhorados – Egoísta, deprimido ou amuado, pessimista, teórico, confuso, antissocial, crítico, vingativo, inflexível.
O temperamento melancólico é aquele que sofre de melancolia que é um estado mórbido de tristeza e depressão, pesar (dic. Aurélio). O melancólico se esconde dos outros, não se mistura, gosta de andar só. É voltado para si mesmo ou introspectivo, e, às vezes, pensamos nele como o que possui o temperamento "sofredor", pois é muito exigente consigo mesmo, através de uma constante autoanálise. Ele é uma pessoa naturalmente sombria, tristonho e pessimista, entretanto é muito bem dotado de inteligência por sua extrema capacidade de observação, tendo tendências para gênio.

Temperamento Fleumático
Qualidades– Calmo como característica principal, tranqüilo, digno de confiança e cumpridor de deveres, eficiente e organizado, conservador, pratico, objetivo, líder, diplomata, bem-humorado. Embora seja tímido, aprecia o convívio social.
Pontos a serem Melhorados– Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, ]pretensioso, introvertido, desmotivado.
O nome fleumático vem de fleuma, que quer dizer frieza de ânimo, impassibilidade (dic. Aurélio). Logo, o fleumático é aquele que tem fleuma. É desatento, desligado. Introvertido, tem uma tranquilidade singular que lhe confere um temperamento de fácil relacionamento, manso e bem equilibrado. Ele é teimoso e indeciso.

A Teoria dos Temperamentos é um modelo científico que tenta nos ajudar a conhecermo-nos melhor, não havendo ninguém que seja exclusivamente de um ou outro temperamento. É bastante comum termos um temperamento dominante (primário) e um secundário.

Durante a nossa vida, devido às nossas experiências, traumas e necessidades, certas características de nossos temperamentos podem se sobressair e outras se ocultarem o que não significa dupla personalidade ou fingimento. Ressaltamos aqui, ainda os valores que aprendemos em família ou na escola.

O correto desenvolvimento de uma pessoa deve passar pelo aperfeiçoamento das características positivas de seu temperamento (competências impulsionadoras) e a luta constante por vencer seus pontos críticos (competências restritivas).

No meu caso, apenas para ilustrar um exemplo, sou uma colérica convicta em se tratando de minha praticidade em resolver as coisas e meu otimismo contagiante, mas sou muito impaciente. Isto predomina.

Tenho também um toque de sanguínea visto que sou muito comunicativa, e dentro deste temperamento, meu ponto crítico, certamente, é minha impulsividade.

Cabe ressaltar ainda que, todo temperamento é influenciado pelo caráter, personalidade e comportamento de cada indivíduo. Daí a importância do líder possuir este conhecimento a fim de aplicá-lo no seu dia-a-dia, na convivência com os demais, respeitando seus limites, enfatizando as qualidades peculiares de cada um e auxiliando em alguma fraqueza que se possa e se queira melhorar, considerando que este ponto, depende do desejo e empenho de cada um.

É necessário entender porque se apresentam comportamentos totalmente diferenciados em cada ocasião, e como compatibilizar toda esta energia para uma convivência oportuna e uma produtividade agradável e sadia. Ai com certeza apresenta-se o "x da questão", saber aproveitar as diferenças e formar um time vencedor!


Um comentário:

  1. Não conhecia este tipo de análise de temperamento, tenho curso de Eneagrama que basicamente estuda o comprotamento pessoal.
    Isso vem a somar junto ao Eneagrama para que você tenha uma margem de erro muito mínima na contratação. Me identifiquei muito. Pela análise sou Temperamento Colérico. Muito bom . Parabéns a matéria.

    ResponderExcluir