domingo, 24 de junho de 2012

As 10 coisas que aprendi com a Geração Y


Os nascidos após 1980, didaticamente nomeados como Geração Y e que são constantemente rotulados como infiéis insubordinados e impacientes estão chamando a atenção de todos pela ousadia e comportamento singular. Não posso negar que a eles o futuro pertence e que os mesmos tiveram influência positiva na minha vida profissional. A seguir, as aprendizagens mais significativas que tive com essa “galerinha” do bem:

1. Às vezes é preciso ousar e enviar um e-mail em um tom não muito formal para níveis hierárquicos bem superiores.

2. Parafraseando um Y (Leonardo Suzin), “é melhor ser um lacaio do Google hoje do que ser um escravo quando ele dominar o mundo”.

3. Dá, sim, para fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Ontem mesmo eu respondia aos e-mails, supervisionava a tarefa da minha filha e ainda assistia os clipes da TVZ.

4. As redes sociais estão aí para facilitar a nossa comunicação e ninguém é vulgar ou desocupado por ter perfil no Facebook, conta no Twitter e utilizar o Instagram.

5. O trabalho é muito importante, mas a qualidade de vida tem que ter prioridade. Nem sempre sucesso, status e remuneração trazem felicidade.

6. Dá para brincar e relaxar com a equipe. Termos como “manda bala”, “D+” e alguns 
emotions substituem frases enormes e facilitam a interação.

7. Sempre há como recomeçar. Tem hora em que o “
game over” é inevitável e é nesse momento que temos a oportunidade da virada.

8. A tecnologia é uma aliada e é capaz de facilitar a nossa vida de maneira milagrosa. Basta despirmo-nos de preconceitos e ter uma postura mais otimista com a nossa capacidade de aprendizagem.

9. Não é à toa que temos dois olhos e dois ouvidos. Dá para descansar um pouco dos estímulos visuais e ouvir um bom 
audiobook ou um podcast de notícias.

10. Só o simples fato de você ser hierarquicamente superior não é mais motivo para estar isento de críticas e questionamentos. Conduta autoritária nunca esteve tão em desuso como hoje.
Taís Targa

Lidar com a diversidade nunca foi tarefa simples. A união de diferentes gerações no ambiente corporativo oferece uma rica situação de aprendizagem. É importante estar aberto para essa experiência, uma vez que as outras gerações também têm muito para nos ensinar:
1. Foco! Os estímulos são muitos.
2. As coisas não acontecem no ritmo que esperamos: paciência!
3. Conecte-se com si mesmo. O autoconhecimento é necessário para saber aonde se quer chegar.
4. Qualidade de vida é gostar e acreditar no que se faz, dentro e fora do trabalho.
5. Informações rápidas estão por toda parte. O diferencial é se aprofundar.
6. O modo como você lida com o estresse pode mudar a forma como ele te afeta.
7. Para delegar é preciso saber fazer.
8. O livre arbítrio não retira a responsabilidade das escolhas.
9. Pensar grande é importante, mas curtir as etapas da trajetória também.
10. Aprender a aprender é um exercício de humildade. Pratique!
Fernanda Gambera

Os jovens dessa geração cresceram em um cenário de maior acesso às informações e com mais facilidades proporcionadas, em grande parte, pelos avanços tecnológicos criados justamente pelas gerações anteriores, por isso, é natural que desenvolvam maior intimidade com as ferramentas de comunicação e se tornem completamente conectados. Da mesma forma, as gerações anteriores buscaram avanços nas questões pessoais e, hoje, proporcionam um ambiente muito mais aberto à diversidade de interesses.
É esperado, portanto, que os jovens da Geração Y valorizem os relacionamentos e busquem participar de experiências inovadoras, pois gostam de desafios que valorizem seu potencial e que proporcionem feedbacks rápidos e constantes, bem como reconhecimento.
Contudo, se não há uma troca mais efetiva com os veteranos, perde-se a oportunidade de desenvolver o conhecimento tácito existente.
Sidnei Oliveira

Fonte:  Exame
Por: RH Banco$

Nenhum comentário:

Postar um comentário