sábado, 12 de novembro de 2011

Como fazer um bom plano de negócios?

Os três principais objetivos de um bom plano de negócios são: conhecer bem sua empresa e seu mercado, organizar as ações da empresa para descobrir falhas e inconsistências na implantação das novas idéias e desenvolver um documento que possa servir de base para obter investimentos ou financiamentos para este projeto.
Para isso, o bom plano de negócios deve conter informações que detalham as atividades da empresa. Inclua também informações sobre o planejamento, as tendências, oportunidades e ameaças do mercado, além dos pontos fortes e fracos que você e sua empresa têm para enfrentar este mercado.

Descreva um bom plano de marketing detalhando os produtos que serão oferecidos, seu público-alvo, posicionamento e estratégias de preços e distribuição. Neste plano deve conter também as operações de serviços ou fabricação deste produto e uma boa visão do pessoal que trabalhará para sua empresa descrevendo suas competências e habilidades para assumir cada função.

Uma boa projeção financeira deve conter os principais itens da gestão financeira: o faturamento esperado e os custos diretos e indiretos, fixos e variáveis para obter um bom demonstrativo de resultados, levantando a necessidade de capital giro inicial e o fluxo de caixa esperado nas operações de venda da empresa.

O plano de negócios não deve ser uma camisa de força com regras rígidas a serem seguidas, mas um guia prático de investimento contendo as principais estratégias de um novo negócio com maleabilidade suficiente para permitir reações que o mercado exija.

Ao colocar suas idéias no papel você verá que tudo ficará mais claro e que sua mente gravará facilmente todas as operações, permitindo assim uma melhor gestão do projeto.entendimento e participação integrada nas questões cotidianas.

Dalton Viesti é consultor, coordenador dos cursos de graduação da Trevisan Escola de Negócios e professor de Empreendedorismo, Marketing e Gestão Estratégica

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